Programação:

Grêmio e Ceará ficam no empate em 1 a 1 na Arena Castelão

0
Lucas Silva. do Grêmio, e Cleber, do Ceará, na Arena Castelão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Rafael Passos

Cléber, o Lukaku do Nordeste, abriu o placar para o Vovô, mas Thaciano deixou tudo igual para o Tricolor 

Em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Ceará e Grêmio empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira (12), na Arena Castelão, em Fortaleza. Os gols do confronto foram marcados pelo centroavante Cléber, de cabeça, para o Vovô, aos 43 minutos do primeiro tempo, e por Thaciano, aos 25 da etapa final, para o Tricolor.

Para este duelo na capital cearense, o técnico gremista, Renato Portaluppi escalou apenas três titulares: Bruno Cortez, Alisson e Pepê. A tendência é de que Vanderlei, Geromel, Kannemann, Maicon, Jean Pyerre e Diego Souza retornem ao time no próximo compromisso pelo campeonato nacional. Matheus Henrique e Victor Ferraz ainda dependem de liberação do departamento médico.

Com o empate, o Grêmio fica com quatro pontos na tabela e dorme na terceira colocação. O Tricolor volta a campo no sábado (15), às 19h, contra o Corinthians na Arena gremista.

Já o Ceará somou seu primeiro ponto no Brasileirão e é o 12º colocado. Na terceira, o Alvinegro encara o vice-líder Atlético-MG no Mineirão, às 11h de domingo.

Ceará 1 x 1 Grêmio
Ficha Técnica
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira (RN), auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Helcio Araújo Neves (PA). Quarto Árbitro: Antônio Magno Lima Cordeiro (CE). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG). AVAR 1: Andrey da Silva e Silva (PA) e AVAR 2: Cleriston Clay Barreto Rios (SE).
Gols: Cléber (C), aos 43 do primeiro tempo; Thaciano (G), aos 25 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fernando Prass e Leandro Carvalho (CEA); Lucas Silva (GRÊ).

Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier (Eduardo, 42´ 2T), Luiz Otávio, Lacerda e Alyson; William Oliveira (Fabinho, 37´ 2T), Charles; Mateus Gonçalves (Bergson, 42´ 2T), Fernando Sobral e Leandro Carvalho (Jacaré, 26´ 2T); Cléber (Rafael Sobis, 42´ 2T). Técnico: Guto Ferreira.

Grêmio: Paulo Victor; Orejuela, David Braz, Rodrigues e Bruno Cortez; Lucas Silva (Thiago Neves, 26´ 2T), Darlan; Alisson, Thaciano (Ruan, 43´ 2T), e Pepê; Isaque (Patrick, 37´ 2T). Técnico: Renato Portaluppi

Time Sub-20 do Inter se reapresenta na Morada dos Quero-Queros

0
Atletas passaram por medições de temperatura na Morada dos Quero-Queros (Foto: Jota Finkler/Internacional)

Rafael Passos

Atual campeão da Copa São Paulo, Colorado voltou aos trabalhos

A equipe Sub-20 do Internacional se reapresentou nesta quarta-feira (12), para a retomada das atividades na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada (RS). O primeiro desafio do time comandado por Fábio Matías é o Brasileirão Sub-20, marcado para começar no 23 de setembro. A equipe colorada é a atual campeã da Copa São Paulo e busca a conquista da seu primeiro Campeonato Brasileiro, desde que a CBF passou a organizá-lo em 2015.

Os atletas cumpriram todo o protocolo de saúde elaborado pelo clube. Divididos em pequenos grupos, todos passaram por testagem e responderam a um questionário clínico elaborado pelo Departamento Médico sobre sinais e sintomas (ação que deve ocorrer de duas a três vezes por semana). Antes de cada treinamento os jogadores também passam por novas medições de temperatura.

O médico do clube, Marcos Marczwski, contou que o protocolo do clube foi construído com base no que foi apresentado pela CBF como guia. “Utilizamos o que foi apresentado pela CBF e nos baseamos também nos órgãos reguladores nacionais. Nossa ideia é de uma triagem em busca ativa de casos suspeitos, de maneira a otimizar processo de análise e avaliação quanto ao vírus”, afirmou.

Para o diretor geral, Fabrício Delaix, o retorno respeitando a rigidez do protocolo faz parte da nova rotina em um ambiente seguro. “Sabemos da nossa responsabilidade neste processo também como parte da sociedade e esta consciência coletiva existe. Retornamos as atividades de campo com o grupo sub-20 visando o Campeonato Brasileiro da categoria na segunda quinzena de Setembro. Vínhamos em um processo de crescimento e consolidação do trabalho com a transição para o profissional e a conquista da Copa SP. A parada pela pandemia nos trouxe uma nova rotina, mas creio que construímos coisas importantes neste período remoto mesmo com todas as dificuldades, e daremos continuidade”, disse Delaix.

A casa do Celeiro de Ases, a Morada dos Quero-Queros, está completamente sinalizado, de forma a que ninguém se cruze no caminho. Uma estação de higiene está localizada na entrada do prédio com medição para o controle de temperatura, alertas de necessidade do uso de máscara, aplicação de álcool gel e tapetes sanitilizantes para higienização dos calçados. O caminho que deve ser percorrido também está sinalizado, assim como o distanciamento que deve existir nos departamentos e no refeitório.

Inter se prepara para o próximo desafio

0
Paolo Guerreiro, no treino do Inter (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação)

Adriano Garcia

Colorado treina para estreia em casa no Brasileirão

Após vencer o Coritiba na estreia do Brasileirão, a equipe colorada se prepara para enfrentar o Santos em busca da segunda vitória. O treinador Eduardo Coudet vai ajustando os detalhes do time e testando alternativas para o confronto desta quinta-feira (13/8), às 19h30min, no estádio Beira-Rio, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No treinamento na tarde deste terça-feira (11), com atividades técnicas e táticas, Chacho trabalhou forte para buscar a segunda vitória no Brasileirão. Os reforços Yuri Alberto e Lucas Ribeiro treinaram normalmente com o grupo. A tendência é de que Yuri seja reserva na partida. O Inter ainda trabalha para registrá-lo na CBF e espera a publicação do nome do atacante no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.

Lucas Ribeiro foi apresentado pelo Inter
(Foto: Ricardo Duarte / Internacional)

O Inter apresentou no começo da noite desta terça-feira, no estádio Beira-Rio, o zagueiro Lucas Ribeiro, de 21 anos, que vem por empréstimo do Hoffenheim, da Alemanha, até o final de 2021. O atleta recebeu a camisa 14 e será uma opção para o técnico Eduardo Coudet, que pedia um reforço para o setor defensivo com boa saída de jogo e controle de bola.

“Estou preparado para jogar. Venho treinando forte, esperando uma oportunidade para atuar com meus companheiros. Aprendi muita coisa na Alemanha, jogar em outras posições e trago isso comigo”, afirmou o atleta.

Revelado no Vitória, onde foi lançado na equipe pelo técnico Paulo César Carpegiani, em 2018, o defensor de 1,90m atuou somente em três partidas desde 2019 e marcou um gol pelo clube alemão.

Lucas agradeceu o esforço do Inter em contar com seu futebol e fez elogios ao Beira-Rio e à torcida, que enfrentou quando estava no Vitória.

“Sempre sonhei em estar entre os grandes do Brasil e graças a Deus tive a oportunidade de vir ao Inter. Sempre que atuava contra, via esse estádio cheio, a torcida cantando. Uma coisa rara de se ver, uma coisa linda”, afirmou o atleta.

O grupo colorado volta a treinar na tarde desta quarta-feira (12), no CT Parque Gigante, encerrando a preparação para o jogo contra o Santos, na quinta-feira, às 19h30, no Estádio Beira-Rio, pela 2ª rodada do Brasileirão.

Gurias Gremistas se reapresentam e fazem testes para detecção da Covid-19

0
Gurias Gremistas inciaram a realização de testes para detecção da Covid-19 (Foto: Grêmio/Divulgação)

Rafael Passos

Elenco retorna às atividades visando a retomada do Campeonato Brasileiro A1

As Gurias Gremistas iniciaram na manhã desta terça-feira (11), a reapresentação no estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí. As jogadoras estavam há cinco meses afastadas dos trabalhos presenciais visando o retorno ao Campeonato Brasileiro A1, que acontece no próximo dia 29 de agosto, contra o Cruzeiro no estádio das Alterosas (Sesc Venda Nova), em Belo Horizonte, às 17h.

A data prevista pela CBF para o retorno do Campeonato é 26 de de agosto. O primeiro dia será para finalizar a quinta rodada, que estava em andamento. Foram disputados cinco jogos e três ficaram por disputar (Corinthians x Ferroviária, Inter x Flamengo e Santos x Audax).

A primeira etapa na reapresentação foi de realização de testes para detecção da Covid-19 e preenchimento de formulário epidemiológico, aplicado por profissionais do clube.

Antes da aplicação dos testes, o local passou por uma severa limpeza para desinfecção. Os integrantes da comissão técnica foram os primeiros testados, na manhã da última segunda-feira, antes da chegada das atletas, e todos os todos deram negativo. Logo depois, os colaboradores envolvidos na rotina diária das Gurias Gremistas, como profissionais terceirizados, também passaram pelo exame.

Na atividade desta terça, as atletas residentes em Porto Alegre e em regiões mais próximas realizaram testes para detecção da Covid-19 e preencheram um formulário epidemiológico, aplicado por profissionais do clube. As demais jogadoras do elenco chegam durante a semana e também passarão pelo mesmo protocolo. As demais atletas do elenco chegam durante a semana e também passarão pelo mesmo protocolo.

Campeonato Brasileiro 2020 – 2ª rodada

1

Quarta-feira, 12/8
Arena da Baixada – Curitiba (PR)
19h15 Athletico Paranaense x Goiás

Quarta-feira, 12/8
Nabi Abi Chedid – Bragança Paulista (SP)
19h15 Red Bull Bragantino x Botafogo

Quarta-feira, 12/8
Mineirão – Belo Horizonte (MG)
19h15 Atlético-MG x Corinthians

Quarta-feira, 12/8
Estádio de Pituaçu – Salvador (BA)
20h30 Bahia x Coritiba

Quarta-feira, 12/8
Olímpico Pedro Ludovico – Goiânia (GO)
Atlético-GO x Flamengo

Quarta-feira, 12/8
Arena Castelão – Fortaleza (CE)
21h30 Ceará x Grêmio

Quarta-feira, 12/8
Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)
21h30 Fluminense x Palmeiras

Quinta-feira, 13/8
Morumbi – São Paulo (SP)
19h15 São Paulo x Fortaleza

Quinta-feira, 13/8
Beira-Rio – Porto Alegre (RS)
19h30 Internacional x Santos

Quinta-feira, 13/8
São Januário – Rio de Janeiro (RJ)
20h Vasco da Gama x Sport Recife

Robinho, ex-Cruzeiro, é anunciado como novo reforço do Grêmio

0
Robinho assina contrato com o Grêmio até o final do Campeonato Brasileiro (Foto: Divulgação/ Grêmio)

Jogador de 32 anos assinou contrato até o final do Campeonato Brasileiro

O Grêmio anunciou na tarde desta terça-feira (11), a contratação do meio-campista Robinho, ex-Cruzeiro, 32 anos. O jogador assinou um vínculo com o clube gaúcho até o fim da temporada. O meia estava livre no mercado após conseguir na Justiça a rescisão contratual com o Cruzeiro.

Robinho é paranaense de Marialva. Com um passagem pelas categorias de base do Internacional, o meia se destacou no Mogi Mirim em 2008, onde foi o artilheiro da equipe na Segunda Divisão Paulista. No mesmo ano, acertou contrato de três anos com o Santos. Na sequência da carreira. atuou ainda no Avaí e Coritiba. Em 2015, ele se transferiu para o Palmeiras, onde conquistou a Copa do Brasil 2015. Um ano depois chegou ao Cruzeiro e foi bicampeão da copa nacional e bicampeão mineiro nas temporadas 2017 e 2018. Em 2019, o atleta também participou da campanha que culminou no rebaixamento do clube no Brasileirão.

Em 2020, o meia tem apenas um jogo pelo Cruzeiro, em março, contra o CRB, pela Copa do Brasil, após se recuperar de uma cirurgia devido a lesões em dois ligamentos do joelho esquerdo – o colateral medial e o ligamento responsável por estabilizar a patela.

No dia 5 de junho, teve seu contrato rescindido devido dificuldades financeiras vividas pelo clube mineiro. Em toda a sua passagem pala Toca da Raposa II, Robinho disputou 250 jogos, marcou 34 gols e deu 54 assistências.

Ficha Técnica:
Nome: Róbson Michael Signorini
Nascimento: 10/11/1987 (32 anos)
Naturalidade: Marialva (PR)
Clubes: Mogi Mirim, Santos, Avaí, Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro

Grêmio está pronto para enfrentar o Ceará

0
Pepê é uma das esperanças de gol contra o Ceará (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Rafael Passos

Ceará e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira (12), às 21h30min, na Arena Castelão

Na manhã desta terça-feira (11), o elenco do Grêmio encerrou as atividade antes da viagem a Fortaleza, pela 2ª rodada do Brasileirão. Após o último trabalho no CT Luiz Carvalho e seguindo os protocolos da CBF de prevenção à Covid-19, o Tricolor embarcou para a capital cearense em voo fretado, às 13h. Ceará e Grêmio se enfrentam a partir das 21h30min de quarta-feira (12), na Arena Castelão, em Fortaleza, no Ceará.

Depois de vencer o Tricolor carioca por 1 a 0 na Arena, em Porto Alegre, o time treinado por Renato Portaluppi teve apenas dois períodos de trabalhos antes da ida ao nordeste brasileiro. Na última segunda-feira, o elenco foi dividido entre treinos recuperativos e uma atividade técnica. Já nesta manhã, o técnico gremista, que teve todos os atletas à disposição, comandou um treinamento no CT Luiz Carvalho para a definição do time. Na parte final, os atletas trabalharam bola parada e participaram do tradicional recreativo.

Alguns titulares serão preservados, por conta da sequência de partidas: Victor Ferraz, Geromel, Kannemann, Matheus Henrique, Maicon, Jean Pyerre e Diego Souza. O volante se recupera de desconforto na coxa esquerda e treinou na segunda. Já o meia é desfalque por conta de problema particular, embora tenha trabalhado normalmente os últimos dois dias. O atacante Luciano, envolvido em negociação com o São Paulo, também não está à disposição.

Victor Ferraz ainda se recupera de um edema na coxa esquerda, motivo pelo qual esteve fora do time desde o final da fase decisiva do segundo turno do Gauchão. Já o jovem Guilherme Guedes faz tratamento para uma distensão na coxa esquerda e deve ficar afastado pelo menos mais uma semana.

A delegação ficará hospedada em isolamento na capital cearense e retorna a Porto Alegre no início da tarde de quinta-feira.

A escalação provável do Grêmio deve ter: Paulo Victor; Orejuela, Rodrigues, David Braz e Cortez; Darlan, Lucas Silva, Alisson, Thaciano (Thiago Neves) e Pepê; Isaque. Técnico: Renato Portaluppi.

Com a vitória na primeira rodada, o Grêmio ocupa a terceira colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com três pontos.

Na última segunda-feira (10/8), o goleiro do Grêmio, Vanderlei, concedeu entrevista coletiva no Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho.

Matheus Henrique também foi relacionado para a viagem (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Antes da viagem, a delegação foi novamente submetida a testes de detecção do Sars-Cov-2, causador da atual pandemia de Covid-19, pelo método RT-PCR, de acordo com o protocolo estabelecido pela CBF, e todos os resultados foram negativos. Ao todo, 56 pessoas, sendo 33 jogadores, 22 colaboradores e o técnico Renato Portaluppi foram testados.

Arbitragem

Dewson Freitas da Silva (PA), auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Helcio Araújo Neves (PA). Quarto Árbitro: Antônio Magno Lima Cordeiro (CE). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG). AVAR 1: Andrey da Silva e Silva (PA) e AVAR 2: Cleriston Clay Barreto Rios (SE).

O centroavante Cléber, 23 anos, marcou 3 gols em 6 jogos com a camisa do Vovô (Foto: Felipe Santos/Cearasc.com)

Ceará

O time comandado por Guto Ferreira estreou no campeonato motivado com derrota para o Sport, em Recife, por 3 a 2. Atual campeão da Copa do Nordeste, o Vovô é o 16º no Brasileirão.

O Ceará precisou fazer mudanças para a estreia no Brasileirão. O time sentiu as ausências de Vina, artilheiro do Vovô, e Leandro Carvalho. O meio-campista não deve ter condições de atuar contra o Grêmio. Já o atacante segue tratando lesão e é dúvida. Após marcar três gols em três jogos, Cléber segue entre os titulares da equipe. Lima e Léo Chu não poderão atuar por questões contratuais, pois pertencem ao Grêmio e estão emprestados ao clube cearense.

Provável escalação do Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Klaus, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles e Fabinho; Fernando Sobral, Rafael Sobis e Leandro Carvalho; Cléber. Técnico: Guto Ferreira.

Confira as notícias da segunda-feira do Internacional

0
Yuri Alberto é apresentado pelo Inter (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Rafael Passos

Dia colorado teve a apresentação de Yuri Alberto e o anuncio da contratação do zagueiro Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro chega por empréstimo até o final de 2021 (Foto: Reprodução/Internacional)

Nesta segunda-feira (10), 0 Internacional anunciou a contratação do zagueiro Lucas Ribeiro, de 21 anos, que estava no Hoffenheim, da Alemanha. O jogador chega por empréstimo até 31 de dezembro de 2021.

O defensor foi revelado pelo Vitória em 2018, onde destacou na campanha da equipe na reta final do Brasileirão, sendo titular em 16 partidas. As boas atuações pelo clube baiano o levou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 que disputou o Campeonato Sul-Americano 2019. Após o torneio, o zagueiro de 1,90m foi vendido para o Hoffenheim.

O clube alemão adquiriu 80% dos direitos econômicos em janeiro de 2019 por R$ 12,9 milhões e comprou os 20% restantes em janeiro de 2020 por R$ 3,13 milhões.

Na temporada 2019/2020, Lucas Ribeiro disputou duas partidas pela Bundesliga e uma pela Copa da Alemanha, marcou um gol, e participou da campanha que classificou o time para a Liga Europa.

O novo zagueiro já vestiu a camisa colorada (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Ficha do atleta:

Nome: Lucas Ribeiro dos Santos
Nascimento: 19/01/1999
Natural: Salvador-BA
Altura: 1,90m

Carreira:
2018 – Vitória
2019 – Hoffenheim (Alemanha)
2020 – Internacional

Yuri Alberto foi apresentado pelo Inter (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

O novo atacante colorado, Yuri Alberto, 19 anos, foi apresentado pela diretoria nesta segunda-feira (10). O jogador tem contrato até 2025 e vestirá a camisa 11 nesta primeira temporada.

Yuri Alberto concedeu coletiva após o treino falou da ansiedade por gols, do sonho de estar no Inter e de suas características.

 

 

 

Rafa Travalão é a mais nova Guria Colorada

0

Rafael Passos

A atacante chega para reforçar o Inter nas competições do segundo semestre

A atacante Rafa Travalão é a nova contratação do Internacional para a sequência da temporada 2020. Aos 31 anos, Rafa estava defendendo o Abu Dhabi SC, dos Emirados Árabes Unidos, até a interrupção das competições devido à Covid-19. Na sua carreira, a avante conquistou diversos títulos, entre eles o Campeonato Brasileiro (duas vezes) e a Copa do Brasil. Em seu cartel disputou a Copa do Mundo de 2015 pela Seleção Brasileira principal e o Mundial Sub-20 em 2008.

Rafa Travalão já participou de treinamentos e foi apresentada à estrutura do Clube. “O grupo me recebeu muito bem, a estrutura realmente me impressionou, a organização da comissão, do staff que está por trás, estou muito feliz e espero poder estrear logo”, declarou a atacante.

Nascida em Promissão (SP), Rafaela de Miranda Travalão, 31 anos, se destaca por sua velocidade como ponta direita, mas também desempenha funções no meio de campo e na lateral. A atleta iniciou sua carreira profissional no Marília Atlético Clube, aos 16 anos, onde marcou gols nas duas partidas que deram o título da Copa do Brasil em 2014 a equipe do interior paulista.

Antes de ir atuar no mundo árabe, a jogadora passou pelos clubes: Botucatu (SP), Foz do Iguaçu (PR), Santos, XV de Piracicaba (SP), Ferroviária, Flamengo, Boston Breakers (EUA), Corinthians, St. Pölten-Spratzern (Áustria) e Ferroviária (novamente).

Rafa chega para somar ao grupo que hoje está invicto no Brasileiro, com duas vitórias e dois empates. Em 2019, as Gurias Coloradas chegaram às quartas de final da competição, e foram campeãs do estadual. “Eu estou bem contente com a realização disso, é a minha primeira vez no estado do Rio Grande do Sul, sempre acostumada a estar em São Paulo, fico feliz de poder ter times aqui e no resto do Brasil que investem no futebol feminino”, declarou a mais nova Guria Colorada.

Profissionalização no futebol feminino

O reforço de Rafa Travalão é mais uma iniciativa que demonstra a valorização do futebol feminino no Internacional. Reativado em 2017, o departamento passa por um intenso investimento em profissionalização. Atualmente, todas as atletas do time principal trabalham com carteira assinada, enquanto as jogadoras da base possuem contrato de formação. Ao todo, são 65 nomes registrados no BID.

“O trabalho da comissão técnica e a melhora contínua de estrutura vêm aprimorando a competitividade do time. O Clube vem nessa crescente do futebol feminino, e buscamos oferecer as condições para que as atletas se desenvolvam ainda mais”, destaca o vice-presidente de Relacionamento Social, pasta responsável pelo futebol feminino, Norberto Guimarães.

Ficha da atleta:
Nome: Rafaela de Miranda Travalão
Nascimento: 18/08/1988
Natural: Promissão-SP
Altura: 1,60m

Carreira:
2004 – Marília-SP
2006 – Botucatu-SP
2010 – Foz do Iguaçu-PR
2011 – Santos-SP
2012 – XV de Piracicaba-SP
2014 – Ferroviária-SP
2015 – Flamengo-RJ
2015 – Boston Breakers-EUA
2016 – Corinthians-SP
2016 – St. Pölten-Spratzern (Áustria)
2017 – Ferroviária-SP
2020 – Abu Dhabi SC (Emirado Árabes Unidos)
2020 – Internacional

Grêmio vence o Fluminense por 1 a 0 na estreia do Brasileirão

0
Diego Souza é o artilheiro do time em 2020, com 9 gols em 13 jogos (Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA)

Rafael Passos

No duelo de Tricolores, o gaúcho levou a melhor sobre o carioca

O Grêmio começou sua caminhada no Brasileirão 2020 com o pé direito. Na noite deste domingo (9), na Arena, em Porto Alegre, o centroavante Diego Souza marcou o único gol da vitória sobre o Fluminense por 1 a 0, aos 43 minutos do primeiro tempo.

O camisa 29 marcou o seu nono gol em 13 jogos na temporada e  o 108º tento no Brasileirão na era dos pontos corridos, de 2003 para cá.

Com a vitória, o Grêmio encerra o domingo na terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com três pontos. O Tricolor gaúcho volta a campo na próxima quarta-feira (12), contra o Ceará, no Castelão, em Fortaleza, às 21h30min. Na sua estreia, o Vovô, campeão da Copa do Nordeste, perdeu para o Sport, no Recife, por 3 a 2.

Já o Fluminense ocupa a 19ª posição na competição. No mesmo dia e horário, os cariocas recebem o Palmeiras no Maracanã.

Grêmio 1 x 0 Fluminense
Ficha Técnica
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Bruno Raphael Pires (FIFA-GO). Quarto árbitro: Anderson da Silveira Farias (RS).
VAR: Eduardo Tomaz de Aquino Valadao (GO), AVAR 1: André Luiz de Freitas Castro (GO) e AVAR 2: Leone Carvalho Rocha (GO).
Gol: Diego Souza 44´ 1T
Cartões amarelos: Orejuela e Cortez (GRÊ); Yuri, Igor Julião, Michel Araújo (FLU).

Grêmio: Vanderlei; Orejuela (David Braz), Geromel, Kannemann, Cortez; Lucas Silva (Darlan), Maicon (Thiago Neves); Alisson, Isaque (Thaciano), Pepê; Diego Souza (Luciano). Técnico: Renato Portaluppi.

Fluminense: Muriel; Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri (Michel Araújo), Dodi, Yago Felipe (Fernando Pacheco); Nenê (Wellington Silva), Marcos Paulo (Fred) e Evanilson (Miguel). Técnico: Odair Hellmann.