Home Destaque Conmebol divulga detalhes do sorteio da Libertadores 2020

Conmebol divulga detalhes do sorteio da Libertadores 2020

224
0
SHARE

Por Fabiano Bernardes

Há possibilidade de Grenal na fase de grupos da Libertadores

A Conmebol divulgou nesta terça-feira (10), os detalhes do sorteio da Copa Libertadores da América para o ano que vem. De acordo com a Confederação, o sorteio está previsto para ocorrer no próximo dia 17 a partir das 20h30.

Conforme a entidade, o ranking a ser divulgado no próximo domingo vai ser o principal balizador do evento. Este ranking que vai determinar entre os classificados para a fase de grupo, quem vai ser cabeça de chave nos 8 grupos da competição.

1ª Fase – Eliminatória

Seis clubes, representantes de Bolívia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela, serão ranqueados e divididos em 2 potes. Os três melhores no 1 e os demais no 2. Serão confrontos de ida e volta, classificando três times para a segunda fase.

2ª Fase – Eliminatória

Além dos classificados anteriormente, participam desta fase os brasileiros, Inter e Corinthians, além de argentinos, colombianos e chilenos. Serão 16 times nesta etapa. Novamente o ranking vai determinar a separação dos potes. Além disso, a separação por potes vai determinar o local da segunda partida de cada confronto. Por exemplo, se o Inter ficar no pote 1, vai decidir em casa. A tendência é que isso ocorra. Outro fator importante: clubes do mesmo país não podem se enfrentar. Além disso, já há um chaveamento pré-definido para a terceira fase. Assim, também na terça o classificado no confronto do Inter já saberá para onde vai na etapa seguinte.

3ª Fase – Eliminatória

Os oito clubes classificados da fase anterior vão para mais um mata-mata. Daí saem os 4 que entram na fase de grupos. Os 4 clubes eliminados nesta fase estarão classificados para a Copa Sul-Americana 2020.

4ª Fase – Grupos

Os 32 times classificados serão separados em 4 potes conforme sua posição no ranking da Conmebol.

O sorteio vai funcionar da seguinte maneira:

O Flamengo, atual campeão vai ser cabeça de chave do grupo A. Os demais cabeças de chave vão ser sorteados para os demais grupos, do B ao H;

O Independiente Del Valle, campeão a Sul-Americana, vai estar no grupo B. A seguir listam-se os demais classificados no ranking e montam-se os potes 3 e 4. Neste ultimo grupo entram os 4 times que vieram da 3ª fase.

Clubes do mesmo país não podem estar no mesmo grupo. A exceção é se um dos times tenha vindo das fases preliminares da Libertadores.

Imagem: Conmebol/Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here